terça-feira, 28 de abril de 2009

4º Chakra - Chakra Cardíaco

Nome - Anahata
Localização – Região Cardiaca
Cor – Verde ou Rosa
Corpo áurico - Astral
Elemento - Ar
Nota Musical - Fá
Mantra - Yam
Nº de Pétalas – 12
---------------------------------------------------------
O Chakra cardíaco localiza-se na zona superior do peito, na região do coração e ligeiramente à esquerda. Está aberto para a frente, tendo também um vórtice posterior.
Representa o amor incondicional que nos permite amar em pleno e sem condições. Quando se encontra activo os nossos relacionamentos são fantásticos, aceitamos tanto os aspectos negativos como os positivos, somos capazes de dar amor sem esperar nada em troca. Este Chakra dá-nos o sentido pleno da nossa existência, trabalhando o mesmo com amor e compaixão. Sendo que é o Chakra que se encontra ao centro, pode-se considerar uma ponte ou um elo que ligação de energias para os Chakras inferiores e superiores. É o Chakra pelo qual passa toda a energia.
Apenas se este Chakra está aberto e energizado podemos canalizar a energia Reiki.
Quando o Chakra cardíaco se encontra desequilibrado podem surgir os seguintes problemas: pânico, cãibras, palpitações, arritmia cardíaca, tensão arterial alta, colesterol elevado, incapacidade de amar, depressão.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

3º Chakra - Chakra do Plexo Solar

Nome - Manipura
Localização – Boca do Estômago
Cor - Amarelo
Corpo áurico - Mental
Elemento - Fogo
Nota Musical - Mi
Mantra - Ram
Nº de Pétalas – 10
---------------------------------------------------------
O Chakra do Plexo Solar localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago e ligeiramente à esquerda. Está aberto para a frente, mas também tem um vórtice posterior.
Representa a personalidade do ser Humano e nele estão concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da acção do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. Pode-se dizer que é o elo de ligação com as outras pessoas. É um Chakra extremamente poderoso, pois promove a auto-aceitação. É com a sua plena harmonia que vivemos em plenitude fisicamente e mentalmente e nos movemos na sociedade com desenvoltura e harmonia.
O 3º Chakra está relacionado com o nosso ego e por isso absorve muita energia dos dois primeiros.
Uma disfunção neste Chakra provoca nas pessoas: ansiedade, insegurança, preocupação, indecisão, preconceitos, desconfiança, negligencia, mentira e egoísmo.

domingo, 26 de abril de 2009

2º Chakra - Chakra Sexual


Nome - Svadhishthana
NegritoLocalização – Região do Umbigo
Cor - Laranja
Corpo áurico - Emocional
Elemento - Água
Nota Musical - Ré
Mantra - Vam
Nº de Pétalas – 6
---------------------------------------------------------
O Chakra Sexual localiza-se quatro dedos abaixo do umbigo. Está aberto para a frente, tendo também um vórtice posterior.
É o Chakra da propagação da espécie, isto é, da reprodução. Este Chakra energeticamente alinhado permite-nos amar a vida, fazendo com que tenhamos mais prazer em viver a mesma.
O 2º Chakra concentra qualidades que têm a ver com sexualidade, curiosidade, prazer material. Este Chakra é a sede dos medos, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão ou inveja. Isto quando existe uma disfunção neste Chakra.
No corpo humano é direccionado para os órgãos reprodutivos: na Mulher, os ovários, no Homem, testículos e prostata.
Se os dois primeiros Chakras - Básico e Sexual – não estiverem abertos em todos os seus aspectos, os outros Chakras não serão capazes de se abrir totalmente e funcionarão de forma limitada.

sábado, 25 de abril de 2009

1º Chakra - Chakra Básico

Nome - Muladhara
Localização - Base da coluna vertebral
Cor - Vermelho e Preto
Corpo áurico - Etérico e Físico
Elemento - Terra
Nota Musical - Dó
Mantra - Lam
Nº de Pétalas - 4
---------------------------------------------------------
O Chakra Básico situa-se na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais. Este Chakra é aberto para baixo e representa a conexão do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico.
O Chakra Básico está relacionado com a sobrevivência humana. Relaciona-se igualmente com o nível de consciência que nos permite sobreviver no mundo, com tudo o que é material e físico.
Quanto mais energizado estiver este Chakra, mais energia física teremos, pois estaremos bem enraizados e viveremos com determinação e boa disposição.
Nele estão centrados as qualidades e medos relacionados com a sobrevivência, tais como o alimento, o ar, a água, o dinheiro, o emprego, a capacidade de luta... tudo o que é necessário para a nossa existência.
Bloqueios no Chakra Básico podem originar anemia, leucemia, problemas de circulação, fadiga, insuficiência renal, excesso de peso, raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, dor ou tendências suicidas.

domingo, 19 de abril de 2009

Chakras

A palavra Chakra tem origem sânscrita e significa roda. No oriente, os Chakras são vistos como redemoinhos de energia, pequenos cones/funis de energia giratória. São amplos, brilhantes e translúcidos e têm normalmente um diâmetro de 5 a 10 cm, podendo atingir 20 cm de diâmetro nas pessoas espiritualmente desenvolvidas. Cada Chakra tem ressonância com uma cor que deriva da frequência de vibração do mesmo. Cada qual vibra com um som, ou mantra, que corresponde a uma nota musical e tem ligação a um elemento natural, tal como a terra, água, fogo, ar e éter. O Chakra pode ser visualizado com um número variável de pétalas, como se fossem flores, em função da complexidade de cada um.
Existem várias técnicas de abertura dos Chakras, entre elas temos o Método Reiki que tem a vantagem de ser uma técnica suave.
"Algumas pessoas pensam que são o que a sua aparência física revela. O corpo nada mais é que a garagem onde temporariamente estacionamos a alma."

sábado, 18 de abril de 2009

Video sobre Reiki

Reiki

Reiki é uma forma de terapia baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde.
A sua prática constitui-se numa antiga arte tibetana de canalizar a energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma estadunidense de origem japonesa.
Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) das zonas doentes do corpo de um paciente.
in "Wikipédia"