quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tratamento de Reiki a um Animal – Linhas Básicas


Um tratamento de Reiki, começa ainda antes de se estabelecer o contacto e deixar a energia fluir.

A sua preparação:

É bom que esteja atento ao seu estado físico e mental, assegurando-se que cuidou das suas necessidades básicas, como sentir-se repousado e devidamente alimentado…não é de todo desejável que durante o tratamento, a sua mente se desvie do fim a que se propõe, e uma vez que o fluxo de reiki pode provocar alguma desidratação, também é sensato ter por perto uma garrafa de agua.

Ainda que o Reiki funcione mesmo que se sinta preocupado ou doente, é melhor tratar de si antes de iniciar um tratamento, especialmente quando se trata de lidar com animais, uma vez que eles o sentem e são facilmente afectados pelo seu estado emocional.

Antes de chegar ao local onde vai fazer o tratamento, tome o tempo necessário para se concentrar, evite levar consigo preocupações e angustias ou sentir-se excitado com algum assunto; assim vai poder dedicar-se inteiramente ao animal. Se achar necessário, dê a si próprio Reiki, para se desligar desse estado emocional, isto é especialmente importante se vai fazer o tratamento num local por si stressante (como um canil ou associação) ou se o animal estiver seriamente doente.

Duração do tratamento:

É bom prever que o tratamento durará pelo menos, cerca de uma hora, e se o animal não é seu, vai querer ter algum tempo para trocar impressões com o dono ou com a pessoa responsável, antes e depois de o fazer.


A duração do tratamento, varia de animal para animal mas a media será de 30-40 minutos. Animais muito doentes ou emocionalmente muito afectados, podem requerer tratamentos mais longos, ou apenas tolerar alguns minutos.

Disponibilizar um bom período de tempo para o tratamento, vai evitar que se sinta apressado e permite que tudo se processe num ambiente calmo e relaxado.

Conforto:

É importante que encontre uma posição confortável para fazer o tratamento, e uma vez que este se pode estender por bastante tempo, evite colocar-se numa posição que ao fim de pouco tempo se torne fatigante e desconfortável, pode ser boa ideia ter consigo uma almofada, mesmo pequena, para o caso de ter que se sentar no chão, se essa for a melhor forma de dar reiki ao animal.

O espaço físico:

Se possível, tente encontrar um sítio calmo e tranquilo para fazer o tratamento, onde não seja perturbado.

É natural que se tenha que deslocar ao sitio onde o animal se encontra e isso pode ser uma vantagem, porque é o sitio que ele já conhece e que como tal aceita melhor, estando mais calmo e tranquilo…idealmente, o animal deve poder mover-se com segurança e livremente.

Dar reiki:

Muitas vezes, os animais não toleram bem uma primeira abordagem dando reiki directamente com as mãos. Muitos, preferem que o tratamento seja feito a alguma distância e é igualmente eficaz.

Quando respeitamos o espaço do animal, estamos a dar-lhe a hipótese de escolher se quer receber o tratamento e que quantidade de energia quer receber. Isto é importante para criar uma relação de confiança entre nós e o animal e também para que ele perceba o que é o Reiki.

Alguns animais, com experiências traumatizantes, podem precisar de mais tempo e mais paciência da sua parte para aceitar o tratamento, e assegurarem-se de que é seguro.

É importante aprendermos a aceitar que o animal tem o seu próprio espaço de conforto, como tal, deve evitar tomar uma atitude agressiva ou dominadora. É sempre preferível deixar que seja o animal a aproximar-se de si, e especialmente se está perante um animal assustado, evite o contacto físico directo bem como olha-lo directamente nos olhos.

Esta é a melhor forma de estabelecer uma relação de confiança entre ambos.


Os animais reconhecem rapidamente o potencial de um tratamento Reiki e frequentemente, são eles que nos guiam ao longo do tratamento mostrando as áreas que querem tratar e a duração do mesmo.

Sempre que possível, permita que o animal se possa afastar ou aproximar de si, e que seja ele próprio a controlar o tratamento.

Alguns animais são mesmo capazes de dirigir as suas mãos por forma a que a energia reiki flua para onde eles sentem que é necessária.


E se um animal recusar o tratamento?

É fácil, lendo a linguagem corporal do animal, perceber se ele recusa ser tratado. Ele vai afastar-se para tão longe quanto possível e mostrar sinais claros de agitação e irritação na sua presença.

Se apenas se afasta e acaba por se deitar e adormecer, ele está implicitamente a aceitar o fluxo de energia, ainda que a alguma distância.

Com alguma paciência e respeito pelo ser que tem à sua frente, vai rapidamente aprender que o reiki pode ser adaptado a qualquer tipo de animal ou situação.

Há muitas formas de enviar reiki, que serão confortáveis e aceitáveis para o animal e na raras situações em que ele o recuse, é sempre possível enviar reiki para a situação em que se encontra, embora esta seja uma opção que exige o nível II de Reiki.

Acreditar na sabedoria do reiki:

É natural que lhe seja pedido um tratamento para um problema específico, no entanto, é bom não esquecer que somos apenas canais energéticos e que a energia reiki tem a sua própria sabedoria acerca do que deve ser curado.

Uma das melhores coisas que o reiki nos proporciona é que de facto, não precisamos de conhecer a raiz do problema pois a cura terá lugar onde é necessária, e muitas vezes, o resultado de um tratamento é muito superior ao esperado.

Da nossa Amiga Joana em: http://reiki-doubutsu.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário